segunda-feira, 21 de maio de 2012

Rio+20: Visão Geral

     Com a aproximação desse grandioso evento, passamos a ouvir falar cada vez mais sobre o Rio+20. Mas afinal, do que ele se trata?
     Em 1992, mais especificamente no dia 3 de junho, começou na cidade do Rio de Janeiro Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), também conhecida como Rio-92 ou ECO-92. Esse encontro, que reuniu representantes de vários países, durou 11 dias (até o dia 14) e tinha como principais objetivos o debate e a busca de soluções para os problemas já então visíveis nos aspectos econômicos, sociais e ambientais do planeta.
     Nesse ano, em 2012, esse encontro completa 20 anos e, aproveitando a data, surgiu essa ideia de mais uma vez organizar as várias nações participantes na capital fluminense, daí o nome Rio+20. Essa proposta foi aprovada e oficializada pela ONU na 64ª Sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas, que aconteceu em 2009.
     O objetivo do Rio+20, estabelecido nessa Assembleia foi: "a renovação do compromisso político interacional com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação das ações implementadas e da discussão de desafios novos e emergentes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário